Inflação na Croácia em Janeiro de 2025
Jhon Smith - Novembro, 2019 - 0 Comentários - Lugares
0
A inflação na Croácia atingiu 5% em janeiro de 2025, tornando-se a mais alta entre os países da zona do euro. Esse índice foi medido pelo Índice Harmonizado de Preços ao Consumidor (HICP) e reflete uma tendência de aceleração dos preços pelo quarto mês consecutivo. Nos meses anteriores, a taxa anual havia sido de 2,2% em outubro, 2,8% em novembro e 3,4% em dezembro de 2024. De acordo com o Departamento de Estatísticas da Croácia (DZS), o Índice de Preços ao Consumidor (CPI) indicou que a inflação anual do país foi de 4% em relação a janeiro de 2024. Já no comparativo mensal, os preços subiram 0,1% em relação a dezembro.
A inflação na Croácia variou conforme os diferentes setores da economia. Os serviços registraram o maior aumento, com uma alta anual de 6,3%. O setor de alimentos, bebidas e tabaco teve um crescimento de 4,7%, seguido pela energia, que subiu 4,5%. Já os produtos industriais não energéticos apresentaram um aumento mais modesto, de 0,5%.
Segundo dados preliminares do Eurostat, a inflação na zona do euro deve atingir 2,5% em janeiro de 2025, um leve avanço em relação aos 2,4% registrados em dezembro do ano anterior. O segmento de serviços continua sendo o mais afetado, com inflação de 3,9%, enquanto alimentos, álcool e tabaco tiveram uma taxa de 2,3%, abaixo dos 2,6% de dezembro.