Mali Zagreb: uma série de instalações em miniatura na capital
Jhon Smith - Novembro, 2019 - 0 Comentários - Lugares
0
HRTurizam relata que pequenas composições lembram as fachadas dos prédios residenciais de Zagreb e as vitrines das lojas. O autor do projeto, o artista e diretor Filip Filković Philatz, criou esta história irresistível sobre uma pequena cidade, que ele criou com um grupo de jovens (Mia Martinović, Josip Kresović e Lucija Švob) em um projeto único.
"A ideia era refletir o espaço de vida do nosso grande mundo em proporções diminutas, além de enfatizar a importância de prestar atenção às pequenas coisas da vida e aos detalhes que a enriquecem", disse o autor Filip Filković Philatz.
Embora estejam localizadas no centro da cidade, as obras em miniatura de Mali Zagreb são colocadas em lugares incomuns e inesperados - nas calçadas, ao pé de cercas, muros e prédios em áreas públicas.
“A série de obras de Mali Zagreb nos lembra a importância de prestar atenção às pequenas coisas da vida e aos detalhes que a enriquecem. Incentiva-nos a pensar na cidade em que vivemos, na história e identidade da cidade, na antiga vida citadina e nos hábitos de seus habitantes, que podem ser reconhecidos na aparência de fachadas em miniatura de prédios, lojas, vitrines e artesanato . Traz a simbologia da casa, lugares que devem evocar fortes sentimentos de pertencimento, segurança e satisfação, sentimentos que precisamos para uma vida com qualidade ”, afirmam os autores do projeto.
Um projeto que deverá permanecer em exposição permanente ou oferta turística na cidade de Zagreb. Na verdade, esta é uma plataforma que só precisa ser expandida, atualizada e incorporada a uma história mais ampla da oferta cultural e urbana da cidade de Zagreb.
As instalações em miniatura destinam-se a todos os residentes de Zagreb e a todos aqueles que irão visitá-la de 21 de março a 5 de setembro de 2021.