Descendentes
Influentes

Todas

Áreas

Alexandre Vranjac

Alexandre Vranjac

Médico sanitarista

Filho de Ivan Vranjac, imigrante croata que nos anos 1930 ajudava em atividades comunitárias e publicações jornalísticas da comunidade no Brasil. Alexandre Vranjac foi professor da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa. Atuou também junto ao governo estadual paulista, tendo seu nome registrado em diversos órgãos de saúde como o “Centro de Vigilância Epidemiológica” em São Paulo.

Ver mais

Alexandre Wollner

Alexandre Wollner

Designer

Alexandre Wollner (1928, São Paulo - 2018, São Paulo) é considerado o pai do design moderno no Brasil. Filho do tipografista, jornalista e agente cultural Milan Wollner, cresceu num ambiente visualmente estimulante. Recebeu a oportunidade de estudar na Alemanha e ao terminar, voltou ao país e montou um escritório pioneiro em design. Criou os logotipos de grandes marcas brasileiras: Itaú, Ultragaz, Hering e de instituições como o Museu de Arte Contemporânea e o Metrô de São Paulo.

Ver mais

Antun Bonifačić

Antun Bonifačić

Escritor

Natural da ilha de Krk, Antun Bonifacic [Antun Bonifačić] estudou Língua e Literatura Croata e Filologia Românica, passando pela França e retornando à pátria para trabalhar como professor. Foi alto funcionário durante o Estado Independente Croata, fato que o levou a emigrar em 1945. Em um primeiro momento mudou-se para o Brasil, onde ajudou a criar o primeiro informativo da comunidade. Apesar de ficar pouco tempo, sua contribuição no cenário brasileiro foi notável, mudando-se posteriormente para o Canadá. Publicou romances e coletâneas de poemas em 1976. Ficou conhecido por ser fundador da “Hrvatska Revija” conjuntamente a Vinko Nikolić. Faleceu nos Estados Unidos em 1986, na cidade de Chicago.

Ver mais

Željko Loparić

Željko Loparić

Filósofo, historiador e professor

É um filósofo, historiador da filosofia e professor universitário croata e naturalizado brasileiro. Zeljko Loparic [Željko Loparić] nasceu na cidade de Jastrebarsko em 1939, graduando-se em diversas áreas, como nas línguas alemã e francesa, em filosofia e matemática. Chegou ao Brasil em 1969, após o casamento com a brasileira Andréa Maria Altino de Campos. Além de sua contribuição científica e acadêmica para não somente o Brasil, participou ativamente das discussões políticas nos anos de 1990,, fazendo pontes diplomáticas entre os dois países, por meio de seus escritos em jornais brasileiros como O Estado de São Paulo e Folha de São Paulo. Alguns deles foram essenciais para a criação de um debate sobre a história e futuro da Croácia.

Ver mais

Carlos Kis

Carlos Kis

Artista Plástico

Filho de emigrantes da Croácia estabelecidos no Uruguai, o artista plástico Carlos Kis [Carlos Kiš] nasceu na capital do país sul-americano em 1932 e estudou na Escola Superior de Belas Artes e na Faculdade de Arquitetura de Montevidéu. Chegou ao Brasil no início da década de 1960, morando na cidade de São Paulo, onde lançou diversos trabalhos autorais. Morou em Nova York por quatro anos, posteriormente residindo no litoral paulista. Ficou reconhecido não só pela qualidade e originalidade de suas obras, mas também pela criação da técnica de pintura sobre fórmica prensada submetida a altas temperaturas chamada de paintinlay. Faleceu em 2010 na cidade de Santos, onde morava desde 1975.

Ver mais

Damjan Rodin

Damjan Rodin

Padre e agente cultural

Damjan Rodin (1910, Prvić Luka - 1968, Rio de Janeiro), foi padre e agente cultural em prol da Croácia no Rio de Janeiro. Emigrou para São Paulo em 1947 e no ano seguinte se instalou no Rio de Janeiro. Foi responsável pela criação da Vila Croácia, um bairro com igreja, colégio, lar infantil, ruas e um time de futebol que levam o nome da Croácia.

Ver mais

Djuro Poljak

Djuro Poljak

Escritor, arquiteto e pintor

Nascido em 1931 na região croata de Hrvatsko Zagorje, Djuro Poljak [Đuro Poljak] passou por diversos países e pelas cidades brasileiras do Rio de Janeiro, Brasília e São Paulo, estabelecendo-se no município catarinense de Balneário Camboriú, conhecido balneário e cidade turística do estado de Santa Catarina. Formado em arquitetura, este emigrante da Croácia também atuou como pintor e escritor, sendo pouco conhecido tanto no Brasil quanto em sua terra natal, talvez por morar em uma cidade brasileira fora do principal circuito cultural do país. Em seu livro de poesias filosóficas “Veredas da virtude”, o autor demonstra um pouco mais de sua sensibilidade.

Ver mais

Dorrit Harazim

Dorrit Harazim

Jornalista e documentarista

Dorrit Harazim nasceu em 1 de maio de 1943, na cidade de Zagreb. Naturalizada brasileira, ela é conhecida por sua atuação como jornalista e documentarista. Participou da cobertura jornalística de importantes eventos mundiais, como da Guerra do Vietnã em 1970, o bombardeio do Palácio de La Moneda durante o golpe militar no Chile, quatro eleições presidenciais estadunidenses, o casamento da Princesa Diana com o Príncipe Charles, além de olimpíadas e muitos outros. Foi co-fundadora da revista “Piauí” e é colunista do jornal O Globo. Foi premiada no jornalismo, no audiovisual e por seu livro de ensaios fotográficos “O instante certo”, ganhando na categoria Reflexão Crítica em Artes Visuais o prêmio anual da Associação Paulista de Críticos de Arte.

Ver mais

Dragutin Kalman

Dragutin Kalman

Músico

Dragutin Kalman (1909, Jagodnjak - 1988, Jundiaí), foi um instrumentista musical e compositor atuante no país de origem e no de recepção. Na pátria, trabalhou como soldador na reconstrução do país e como agente cultural, organizando diversos conjuntos musicais adultos e infantis. No Brasil foi responsável pela criação do conjunto musical de tamburica e pela klapa, conjunto vocal que canta acapella. Organizou o primeiro acervo de música folclórica e popular croata no Brasil em meados de 1980.

Ver mais

Eugen Laxa

Eugen Laxa

Escritor

Nasceu em Zagreb no ano de 1916. Estudou Direito na Universidade de Zagreb e, na Segunda Guerra Mundial, serviu na milícia territorial croata em território Bósnio. Foi muito próximo do presidente do Partido Camponês Croata (HSS), Vlatko Maček, sendo um dos responsáveis pelas anotações em seu diário no exílio em Paris. Emigrou para o Brasil em 1946, onde obteve grande sucesso como representante comercial. Publicou diversos textos em jornais e revistas da emigração croata, ingressando depois na loja maçônica inglesa, sobre a qual também escreveu.

Ver mais

Irmãos Seljan

Irmãos Seljan

Viajantes/Exploradores

Mirko e Stevo Seljan, naturais da cidade de Karlovac, são os mais conhecidos viajantes croatas para terras desconhecidas da África e da América Latina. Durante um período de aproximadamente 30 anos, os irmãos percorreram vários países, com destaque para a Etiópia, antes de chegarem ao Rio de Janeiro, onde em 1903 fundaram a empresa “Misión Científica Croata”. Iniciaram suas viagens pela região das Cataratas do Iguaçu, onde exploraram as partes paraguaia e brasileira, indo até Santa Catarina e depois para o norte do Mato Grosso, onde foram contratados para explorar um caminho de Cuiabá até Santarém, no Pará. Pelo fato dessa expedição ter sido malograda após mais algumas tentativas no Amazonas, os dois viajantes profissionais mudam da região e começam a realizar trabalhos em outros países da América Latina, dedicando boa parte do seu tempo ao estabelecimento de contatos com as comunidades croatas.

Ver mais

João Miklos

João Miklos

Escritor

João Miklos [Ivan Mikloš] nasceu no começo do século XX e passou a primeira infância em Našice e Feričanci. Escreveu dois livros: “Um garção na alta sociedade” e “As grandezas de minha terra”. Foi um membro com grande atuação na comunidade no Brasil.

Ver mais

Jorge Franulić

Jorge Franulić

Escultor e artista plástico

Jorge Andres Franulić Tarbušković (1932, Antofagasta - Chile), foi escultor e artista plástico nascido de pais croatas no Chile, mas naturalizado brasileiro após imigrar em 1955. Foi pioneiro das feiras de artes no Brasil, sendo premiado mundialmente.

Ver mais

Josip Bogoslav Tanko

Josip Bogoslav Tanko

Cineasta

Nascido na cidade croata de Sisak, desde a infância foi apaixonado pelo cinema. Começou a trabalhar na Áustria, criando versões iugoslavas de filmes alemães e austríacos. Na década de 1930, trabalhou no Sascha-Filmindustrie AG e no Wlen-Film GMBH, em Viena, e no Tobis Filmkunst, Terra Filmkunst e UFA, em Berlim, chegando a função de assistente de direção.

Ver mais

Josip Dinko Mravak

Josip Dinko Mravak

Padre

Em sua curta estadia em São Paulo, o padre jesuíta Josip Dinko Mravak conseguiu organizar a comunidade. Trabalhou no Colégio São Luís e lá organizou eventos que favoreceram a criação da Croatia Sacra Paulistana (fundada por imigrantes que chegaram ao Brasil após a Segunda Guerra Mundial, é a mais antiga associação croata em atividade no Brasil). Foi transferido posteriormente para a então capital do país, a cidade do Rio de Janeiro, trabalhando na Pontifícia Universidade Católica (PUC-RJ), onde atuou no curso de bacharelado em Teologia, oferecendo também curso de psicologia social e ocupando o cargo de vice-reitor durantes os anos de 1960 e 1970, até aposentar-se. Seu falecimento em 1988 é citado no Jornal do Brasil.

Ver mais

Josip Kanyo

Josip Kanyo

Engenheiro

Nascido em 1904 na cidade de Stara Kanjiža, na região da Eslavônia, este croata de origem húngara cursou engenharia em Viena, Áustria. Chegou ao Brasil em 1946, trabalhando para a Companhia Construtora Nacional. Foi o engenheiro responsável de uma das obras mais emblemáticas do país, o cartão postal e símbolo da democracia brasileiro: o Congresso Nacional. A construção durou cerca de três anos, tendo três mil operários sob o comando de Josip. Faleceu em 1993, tendo sido capaz de ver o desenvolvimento de Brasília, cidade na qual sua contribuição é até hoje um marco histórico-político e um atrativo turístico.

Ver mais

Katarina Kemeter Vidmar

Katarina Kemeter Vidmar

Professora e agente cultural

Nasceu em 1936 na Croácia e chegou em1948. Foi professora de croata e alemão e a idealizadora do boletim “Croácia Vida Nova”.

Ver mais

Krunislave Nóbilo

Krunislave Nóbilo

Cirurgião dentista e professor

Nascido no Brasil, foi um importante nome na área da odontologia e o primeiro tesoureiro da Sociedade Amigos da Iugoslávia (SAIUG).

Ver mais

Lúcio Bakos

Lúcio Bakos

Médico dermatologista

Filho de Antonio Bakos e Nevenka Bakos, nasceu onde atualmente localiza-se a cidade croata de Zadar, território italiano na época de seu nascimento. Iniciou os estudos escolares em Treviso, Itália, concluindo na cidade brasileira de Porto Alegre. Médico renomado na área da Dermatologia, principalmente no estado do Rio Grande do Sul. Participou de inúmeros congressos no Brasil e no exterior, obtendo 9 prêmios. Publicou em revistas nacionais e internacionais, além de colaboração com capítulos de livros. Dentre outras participações de destaque em sua área, é Coordenador da Campanha Nacional de Prevenção do Câncer da Pele, da Sociedade Brasileira de Dermatologia, desde 2005, recebendo o título de “Destaque da Cancerologia” pela Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul em 1996.

Ver mais

Marco Stipkovic Filho

Marco Stipkovic Filho

Engenheiro e professor

Formado no curso de graduação em engenharia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUCSP (1961), mestrado em Engenharia Metalúrgica pela Universidade de São Paulo (1984) e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo (1989). Atualmente é professor associado da Universidade de São Paulo, sócio diretor da Consultoria e Engenharia S/C Ltda, professor adjunto e coordenador do curso de engenharia mecânica da Universidade Presbiteriana Mackenzie e professor titular do Instituto Mauá de Tecnologia. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Maquinas de Usinagem e Conformação, atuando principalmente nos seguintes temas: usinagem, processos de fabricação, parâmetros de usinagem, acabamento superficial e conformação plástica. Escreveu os livros “Engrenagens” e “Engrenagens - Geometria e Projeto”.

Ver mais

Milan Wollner

Milan Wollner

Editor e escritor

Croata de ascendência germânica judia, nascido em Osijek, que recebeu formação de tipografista na Itália. Foi também comerciante, violinista e desenhista. Ao se mudar para o Brasil em 1927, começou a se articular com outros membros da comunidade e primeiramente fundou o “Jugoslaven u Braziliji” (JUB), para depois, após uma série de conflitos com Venceslav Paeta, criar um jornal com proposta mais voltada para a Croácia - o “Hrvatski List” (Folha Croata). Por motivos de doença, faleceu no fim de 1939. Foi homenageado na exposição “A Parábola do Progresso”, presente no SESC Pompeia entre outubro de 2022 e abril de 2023.

Ver mais

Nelson Bacic Olic

Nelson Bacic Olic

Geógrafo, escritor, professor e comentarista

Filho de croatas da região da Dalmácia, Nelson nasceu em 1947. Foi geógrafo, professor, escritor e comentarista. Estudou Geografia na USP durante o que ele chamou de “anos de chumbo”, sendo preso vítima da arbitrariedade da ditadura militar brasileira. Apaixonado pela educação, lecionou por mais de 30 anos. Lançou, em 1992, o “Jornal Mundo - Geografia e Política Internacional”, junto a Demétrio Magnoli e José Arbex. Faleceu em 2019.

Ver mais

Nikola Bigović

Nikola Bigović

Comerciante e filantropo

Nikola Bigović foi um imigrante croata natural da cidade de Boka Kotorska que residiu em Natal, no Rio Grande do Norte. Ele veio ao Brasil procurando novas oportunidades, provavelmente por conta do elevado número de conflitos que vinham ocorrendo em sua região natal. Aqui, constituiu uma vida muito próspera financeiramente. Era comerciante, tendo uma loja de produtos importados e sendo sócio da empresa de água de Natal. A empresa deu origem à CAERN, empresa de água e saneamento do Estado do Rio Grande do Norte. Foi um dos fundadores da Associação Comercial de Natal. Além das atividades comerciais, Bigović envolvia-se também em muitas atividades religiosas, tendo inclusive uma pequena capela em sua casa. Ele retornou à Croácia em 1890, sendo que a relevância dessa volta à pátria é que ela indica uma experiência “marítima” que em uma época em que isso era impossível para um trabalhador assalariado.

Ver mais

Norma Marinović Doro

Norma Marinović Doro

Historiadora

Graduou-se em História pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP) em 1966 e em Pedagogia pela Universidade de Mogi das Cruzes em 1972. Mestra em História Social pela Universidade de São Paulo (USP) em 1980, foi a autora da primeira tese sobre imigração croata no Brasil, formando-se doutora em Ciências Humanas pela USP. De importância pelo resgate histórico da chegada de membros da comunidade oriundos da ilha de Korčula, dos vilarejos de Blato e Vela Luka nos anos de 1920, foi e é referência e inspiração para muitas pesquisadoras e pesquisadores do Brasil e da Croácia.
Entre os anos de 1980 e 2000 foi docente do curso de História no campus de Três Lagos da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Faleceu em 7 de agosto de 2019 em São Paulo, sepultada no Cemitério do Brás.

Ver mais

Padre Cristóforo Gabriel Myskiw

Padre Cristóforo Gabriel Myskiw

Padre, professor, capelão

Nascido no começo do século XX na região da Eslavônia, perto da cidade de Slavonski Brod, Padre Cristóforo mudou-se para o Brasil em 1939. Dedicou-se às atividades pastorais na cidade de Prudentópolis. Lá criou grupos de oração, também trabalhando com jovens e na formação de catequistas. Além de missionário, colaborou com periódicos na temática religiosa e foi professor de Filosofia no Paraná. Foi ecônomo e procurador da Ordem Basiliana no Brasil, com atuação na Argentina e no Paraguai. Fundou em 1940 o Instituto Secular das Catequistas do Sagrado Coração de Jesus, em um momento que havia proibição de práticas devocionais de algumas etnias que haviam colonizado a região sul do Brasil. Enfermo, ficou no mosteiro dos Padres Basilianos até falecer em 1973.

Ver mais

Pedro Seman

Pedro Seman

Artista Plástico

Nasceu em 1930 na cidade de São Paulo. Na Escola Técnica Getúlio Vargas estudou pintura e desenho, também sendo aluno no Estúdio Gravura. Tornando-se referência em sua área, apresentou diversas palestras didáticas sobre gravura, até na emissora paulistana TV Cultura. Em 1964 já havia participado de mais de 40 exposições coletivas de arte em solo brasileiro e internacional, frequentando os principais salões oficiais de São Paulo e do Brasil. Foi sócio-fundador e ex-diretor do Núcleo dos Gravadores de São Paulo (NUGRASP) e diretor da Associação Internacional de Artistas Plásticos (AIAP). Compôs acervo, por exemplo, do Museu de Arte Contemporânea de Skopje, Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, Pinacoteca do Estado de São Paulo, Museu de Arte Moderna de São Paulo, dentre outros. O premiado artista faleceu em sua cidade natal em 2020.

Ver mais

Radovan Borojevic

Radovan Borojevic

Cientista

Nascido no então denominado Reino da Iugoslávia, Radovan Borojevic emigrou para a França, onde naturalizou-se. Representando o serviço militar francês, primeiramente conduziu estudos no litoral brasileiro, estabelecendo-se no país. Dentre outros destaques, foi pioneiro em pesquisas na área de biologia celular, tecidual e da biomedicina. Colaborou na implantação do primeiro serviço de transplante de medula óssea no estado do Rio de Janeiro. Também responsável pelo maior banco de células da América Latina.

Ver mais

Sílvio Pletikos

Sílvio Pletikos

Artista Plástico e professor

Nasceu na cidade de Pula em 1921. Estudou na Itália e na Escola de Arte Aplicada de Zagreb, na então Iugoslávia. Lecionou por anos na pátria até emigrar para o Brasil em 1961. Estabeleceu-se inicialmente em Ribeirão Preto-SP, onde fez sua primeira exposição individual e deu aulas na Faculdade de Artes Plásticas. Também deu aulas no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, subsequentemente mudando-se para São José-SC. Foi responsável pela formação de gerações de artistas catarinenses, com inúmeras exposições e participações. Faleceu em 2020.

Ver mais

Tomislav R. Femenick

Tomislav R. Femenick

Professor, empresário, jornalista

Iniciou sua formação na Universidade Cidade de São Paulo, formando-se em Ciências Contábeis. Mestre em Economia pela Pontifícia Universidade Católica de SP e pós-graduado em Economia Aplicada para Executivos pela Faculdade Getúlio Vargas. Atualmente é sócio e diretor principal da Femenick & Associados Auditoria e Consultoria S/C Ltda, empresa nacional de auditoria, perícia e consultoria. Foi diretor adjunto de outras duas empresas do mesmo segmento. Atuou em empresas em diversas outras áreas, bancos, revendedoras automobilísticas, no jornalismo e com elaboração de projetos econômicos. Foi professor titular em muitas universidades na capital paulistana. Publicou, dentre livros e monografias, mais de 40 obras. Ultimamente colabora com os jornais Tribuna do Norte e O Jornal de Hoje, de Natal, e da Gazeta do Oeste e de O Mossoroense, de Mossoró, todos no estado do Rio Grande do Norte.

Ver mais

Venceslav Paeta

Venceslav Paeta

Comerciante e agente cultural

Foi um dos primeiros imigrantes croatas a residir em terras paulistanas, que nos anos 1920 seria nomeado cônsul croata no Brasil. No ano de 1891, Venceslav Paeta entrou no navio cargueiro “Žića” e viajou durante cinquenta dias para visitar seu tio Tito Srdoč, que era farmacêutico em São Paulo. Foi muito atuante politicamente em uma época em que a preocupação com a preservação da cultura croata não era muito forte. Foi um dos responsáveis pelo jornal “Jugoslaven u Braziliji”, cujo primeiro número foi lançado em 30 de setembro de 1928.

Ver mais

Vito Salier

Vito Salier

Artista plástico, músico, ator e jornalista

Nasceu em 1926 na cidade de Rijeka. Detentor de um interessante percurso migrante e diferentes habilidades artísticas, com atuação na música, cinema e artes plásticas.

Ver mais

Vladimir Herzog

Vladimir Herzog

Jornalista, professor e dramaturgo

Filho de Zigmund Herzog e Zora Wolner, Vlado Herzog nasceu em junho de 1937 na cidade de Osijek, no então Reino da Iugoslávia. Posteriormente utilizaria o nome Vladimir, a fim de não causar tanto estranhamento no Brasil. Sua família, de origem judaica, fugiu da Croácia durante Segunda Guerra Mundial. Primeiramente ficaram na Itália, vindo depois para o Brasil. Naturalizado brasileiro, Vladimir formou-se filósofo pela USP em 1959, trabalhando depois no Estado de S. Paulo e na BBC de Londres. Nos anos 70, foi diretor do departamento de telejornalismo da emissora TV Cultura. Lecionou jornalismo na Escola de Comunicação e Artes da USP e atuou como dramaturgo. Lutou contra a ditadura militar brasileira, sendo preso, torturado e assassinado pelos militares após ir, espontaneamente, prestar depoimento.

Ver mais

Volga Šeman

Volga Šeman

Secretária e diretora cultural

Filha de Ante Perić e Zorka Radovniković, Volga Seman [Šeman] nasceu 1939 em Split, na região da Dalmácia. Casou-se com o brasileiro Amador Šeman, descendente de croatas de Blato, mudando-se para o Brasil em 1959. Ela trabalhou como secretária em missões diplomáticas e promoveu a cultura e a língua croata. Atuou intensamente na Sociedade Amigos da Dalmácia (SADA) como diretora cultural. Dois de seus filhos (Sérgio e Lukas) nasceram em São Paulo e sua filha Suzana nasceu em Split. Volga faleceu em 2008 na cidade de São Paulo.

Ver mais

Zlatko Wegner Júnior

Zlatko Wegner Júnior

Empresário e agente cultural

Nascido em Zagreb, Zlatko (ou Sérgio, como adotou para si) foi uma importante figura da cultura urbana do skate em São Paulo. Mudou-se para o Brasil na década de 50, numa viagem a navio com seus pais e seu irmão mais velho. Enquanto Sérgio vivia sua infância inspirada pelo futebol, seu pai tocava uma fábrica de agasalhos e roupas de banho no bairro do Bom Retiro, a Confecções Prestige. Desde os catorze anos seguiu os passos do pai e assumiu o negócio da família próximo ao momento que se casou, tendo dois filhos.
Sob liderança de Sérgio, a Prestige tornou-se mais que uma importante loja de moda urbana, compondo também o cenário da cultura do skate em São Paulo e no Brasil. Além das criações e confecções, o Prestige Skate Park serviu de local de treino para skatistas que viriam a ser campeões brasileiros e mundiais, como: Digo Menezes e Ueda. A marca também apoiou atletas amadores e profissionais do skate, por meio de equipamentos, taxas, hospedagem, transporte e outros suportes. A primeira edição da revista Tribo Skate, em setembro de 1991 recebeu aporte da Prestige para ser realizada a sua publicação.

Ver mais

Zora Seljan

Zora Seljan

Teatróloga, colunista, cronista e romancista

Zora Seljan foi uma teatróloga, romancista, cronista, colunista e crítica de teatro brasileira.

Ver mais